Ensinando o valor do dinheiro

Nesse dia das crianças resolvemos tentar ensinar um pouco sobre o valor do dinheiro para o Enzo. A bisa deu um dinheirinho de presente e achamos que seria uma boa oportunidade de mostrar que as coisas não são de graça. Todos os dias, quando vou deixa-los na escola, explico que preciso trabalhar para poder comprar comida, leite e as coisinhas dele.  Sei que ele é muito novo para entender a complexidade da vida financeira de uma família, mas acredito que é de cedo que ensinamos e mostramos o valor das coisas.

Bom, o primeiro passo dessa nossa missão foi explicar que ele havia ganhado um dinheirinho de dia das crianças e que poderia escolher um brinquedinho quando fossemos ao shopping. Nós sabíamos que ele estava louco pelos aviõezinhos  do Super Wings (um amiguinho da escola tem e todos os dias o Enzo falava do tal aviãozinho), por isso eu dei a idéia: “filho, podemos comprar o aviãozinho que você tanto quer, o que acha?”.

Ótimo… ele AMOU a idéia e passou a semana perguntando quando iríamos ao shopping pra ele comprar o tal aviãozinho. Chegou a tão esperada sexta-feira e la fomos nós. Entramos na loja e a primeira coisa que perguntamos para a atendente era onde estavam os aviõezinhos do Super Wings. Achamos! Ufa! Mas péra… e esse Relâmpago Mcqueen? “Eu quero o Relâmpago Mcqueen mamãaaaaaae…”

Santo Deus… pensa numa criança que tem MUITOS Relâmpago Mcqueen???? Me recusei… expliquei pra ele: “Enzo, mas você tem muitos carrinhos filho… você não tem nenhum Super Wings! Você falou a semana toda que queria um Super Wings! Vamos levar o avião querido… você vai se arrepender se não levar!”. Insisti! E nada! Não convenci! Mas não desisti… pensei: “Se não quer o Super Wings tudo bem, mas outro Mcqueen não dá…” e começamos a mostrar outras opções na loja. Achamos um boneco do Hulk… ele gostou, o dinheirinho dava! Perfeito! Corre pro caixa antes que ele queria o Mcqueen de novo (risos).

Compramos! Missão cumprida!

No dia seguinte, voltando da casa da vovó, o Enzo me solta:
– Mamãe, eu quero o aviãozinho do Super Wings…
– Oi??? Mas, Enzo, lembra que a mamãe te explicou?! Você não quis comprar o avião… você quis o Hulk, filho!
– Mas eu queeeeeeeeero…
– Ta bom, Enzo. Vamos fazer o seguinte? Quando chegarmos em casa escrevemos a cartinha pro Papai Noel… quem sabe ele não te traz no Natal.

Ele topou! Não tocou mais no assunto!

Que conclusão eu cheguei com essa história toda? Talvez ele não tenha entendido tudo que tentamos ensinar com essa “lição”, mas foi bom para mostrar que as coisas não caem do céu e que devemos arcar com nossas escolhas, por menores que sejam.

Anúncios

Um comentário sobre “Ensinando o valor do dinheiro

  1. Estou adorando ler isso…..rsrs…todas essas historias conheço pessoalmente….participei de quase todas…..mas sem corujice, vc escreve gostoso e escreve bem, parabéns minha flor! Todos nós nos deliciaremos com essas historias no futuro!!!! Amo vc!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s