Relato de parto – O nascimento do Enzo

Os dias mais importantes da minha vida foram, sem dúvida, os dias que meus pequenos nasceram. Quero aproveitar que as lembranças ainda estão frescas na minha memória para escrever o relato de cada um deles, de forma que no futuro, quando os detalhes me escaparem, eu tenha onde ler e relembrar. Vou começar com o do Enzo:

O trabalho de parto do Enzo foi uma benção… eu não tive nem tempo de ficar ansiosa ou com medo. Com 37 semanas e 5 dias comecei a sentir algumas contrações leves. Para mim se tratavam das famosas contrações de Braxton-Hicks, ou Contrações de Treinamento. Eu tive muitas delas, quase que a gravidez toda. A barriga ficava dura por alguns segundos, e relaxava. A diferença, naquele dia 14/01/2013, era que elas não paravam. Começaram por volta das 20h e, apesar de não virem muito regulares, apareciam com uma frequência razoável. Fiquei andando pelo corredor da minha casa para ver se ajudava, mas, apesar de ainda sem dor, elas só aumentavam. Quando deu aproximadamente 22:30h achamos melhor ligar para minha médica. A orientação foi tomar um Buscopan e ver se as contrações diminuíam. 30 minutos se passaram, a dra me ligou:
– As contrações passaram?
– Nem um pouco…
– Toma mais um e daqui 30 minutos nos falamos novamente.

Tomei! 30 minutos… nada! Ela liga de novo:
– E agora?
– Mesma coisa!
– Vai pro hospital… pelo sim pelo não, melhor dar uma olhada.

Desliguei o telefone já tremendo… me deu um leve pânico em pensar que poderia estar em trabalho de parto. Me arrumei como quem vai voltar pra casa dali 1h, certa de que era alarme falso. Insisti com meu marido de que não precisava carregar o carro com mala de maternidade, lembrancinhas, bebê conforto, etc. Sorte que ele não me ouviu!

Saímos de casa aproximadamente 00:30h e chegamos ao hospital la pela 1:00h da madrugada. Optamos por ter o Enzo no Hospital Albert Einstein. Fiquei impressionada com a preocupação e agilidade das pessoas em me encaminhar para a maternidade. O mais engraçado era que eu não me sentia em trabalho de parto. Não tinha dor, não tinha líquido escorrendo entre as pernas, não tinha “escarcéu” como nos filmes.

Chegamos ao pré-parto, a enfermeira me entregou um avental e pediu que me trocasse. Em seguida deitei em uma maca onde ela colocou o cardiotoco, afim de monitorar minhas contrações e os batimentos cardíacos do pequeno. Aparentemente estava tudo normal… fiquei la por 20 minutos e as contrações estavam fracas, porém regulares. Ela fez o exame de toque e logo já deu o veredicto: 7 cm de dilatação. Vai nascer!

Eu nem acreditei! Como assim, vai nascer??? Ela logo completou: vou ligar pra sua médica. E eu repliquei: calma, antes eu preciso ligar pra minha mãe! Minha médica até poderia não chegar a tempo, mas minha mãe tinha que estar la! Risos

Meus pais chegaram, meu irmão chegou, e logo a dra também apareceu!

Dali até o Enzo vir ao mundo, as 3:18h da madrugada, foi tudo muuuuito rápido. Fomos pra sala de parto e em poucos minutos o pimpolho já estava nos meus braços. Lindo!

Se o parto foi assim, tão tranquilo, o pós-parto não foi tanto. Tive um pouco de anemia, e por isso fiquei 2 dias a mais no hospital. De resto, não tenho do que reclamar! Meu pequeno nasceu saudável, logo pegou meu peito e já saiu da maternidade recuperando o peso que geralmente se perde após o nascimento.

Talvez no futuro os detalhes desse dia me fujam… mas sempre guardarei, na minha memória e no meu coração as emoções, as angustias e as alegrias do momento em que me tornei MÃE!

2 comentários sobre “Relato de parto – O nascimento do Enzo

  1. Achei lindo o texto….mas posso te falar??? Passaram 31 anos….e posso narrar cada segundo daquele dia, tudo o que senti naquele dia…..e te juro que ainda fico com os olhos cheios de agua qdo lembro!!!!

    Curtir

Deixe um comentário