A “esperteza” do segundo filho

Ouvi muito, durante a gravidez inteira, o quanto o segundo filho geralmente é mais “esperto” do que o primeiro. Nunca entendi muito bem, já que tenho apenas um irmão gêmeo.

Agora, com minha caçulinha com 1 aninho, consigo refletir melhor sobre o que essa afirmação quer dizer. Ela de fato é bem mais “espoleta” do que o irmão. A gente percebe que ela já tenta fazer coisas que não condizem com a idade/tamanho dela. As vezes consegue, as vezes não.

O segundo filho é muito mais independente. Ele “se vira”. Apesar da Sophia ser super apegada a mim (um grude, em português bem claro rs), ela dorme sozinha (e a noite toda) no berço desde os 2 meses; ela toma suco no copinho desde os 6 meses; ela segura a própria mamadeira quase que desde que começou a usa-la. Com o objetivo de ir atrás do irmão, antes dos 7 meses ela já começou a se arrastar pela casa e um pouco depois disso já começou a andar apoiadinha.

De uma forma geral, acho que tudo é uma questão de estímulo. O primeiro filho recebe os estímulos mais apropriados para sua faixa etária… o segundo recebe os da sua faixa etária, e os da faixa etária do primogênito. É fácil de visualizar: o Enzo (tadinho) ficou trancado em casa até completar 3 meses (neuras de mãe de primeira viagem somadas às orientações de uma médica radical). A Sophia com 1 semana teve que nos acompanhar no “Dia da Família” na escolinha do Enzo. Desde muito cedo Sophia tem contato com outras crianças, outros ambientes, outros “ares”.

Confesso que o fato de ter que dividir o meu tempo entre os dois também ajuda! Ela “teve” que aprender a fazer algumas coisas antes da hora. Lembro-me bem dela, com poucos meses, se esforçando para pegar o copinho de suco enquanto eu preparava alguma coisa para o mais velho. Ou eu a ensinando a segurar a mamadeira enquanto tinha que correr para levar o Enzo ao banheiro, apertado pra fazer xixi.

Enfim, Sophia é mesmo da “pá virada”… mas acredito que, além de ter um temperamento forte, ser mulher (vou escrever outro post sobre as diferenças de gênero), e ser leonina, o grande diferencial é mesmo o professorzinho que ela tem em casa.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “A “esperteza” do segundo filho

  1. Lendo o texto, quem não conhece a Sophia, pode ate ficar com uma certa peninha….rsrs….tadinha, sacrificada….rsrs….mas quem a conhece bem….rsrs….sabe que ela aproveitou muito bem todas essas lições forçadas….e sabe usa-las como ninguem….com sua carinha meiga de “Angelina Jolie” vai dominar o mundo!!!!

    Curtir

    1. Hahaha a idéia não foi essa! Muito pelo contrário… tenho pena é do Enzo que mal saia de casa quando era bebê hahahaha ela esta é aproveitando! Falo que ela se deu bem de ser a segunda, pois vivencia coisas que o Enzo nem sonhava com essa idade! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s